quinta-feira, 24 de junho de 2010

Menos Pausa....


Recebi um email minha prima Mag falando sobre meu blog e como ela tinha se identificado com o post sobre o medo e a vontade de vencer desafios, ela dizia que nesta nossa idade, tudo mudava em função principalmente da Menopausa, parei prá pensar naquilo e resolvi desenvolver, afinal, eu estou nela,
O termo menopausa vem do grego mēn (mês) e paûsis (interrupção, pausa) - numa clara referência à interrupção do ciclo menstrual. Deixamos de produzir hormonios e nosso organismo, antes de se adaptar, faz uma reviravolta em nosso corpo, nos apresenta calores, mau humor, calores, falta de libido e mais calores, parece que do pescoço prá cima vivemos em uma caldeira, o risco de osteoporose aumenta, a insonia chega, calores persistem...não queridos gregos, não é só uma pausa na menstruação, é muito mais, é o risco , é o medo é a vida te dizendo que voce está envelhecendo, é a hora da tal " metade da vida", quem disse que vou viver 100 anos? é a hora do malfadado "senhora", é a hora que muitas mulheres se entregam e simplesmente aceitam a osteoporose, o reumatismo, o sedentarismo.
Mas estamos no século 21, tivemos acesso as descobertas , sabemos que podemos fazer nosso corpo mudar de atitude, que mesmo sem menstruar, podemos fazer o que temos de melhor se esparramar em nós. O exercício físico nos proporciona isto. Eu, consigo me manter com a corrida. Ela me faz não deixar esse estado interferir na minha qualidade de vida.
Os poucos neuronios capazes de produzir a Serotonina trabalham e ela trabalha a nosso favor, no nosso sono, apetite, afasta a depressão , a ansiedade e a Endorfina, que merece ser colocada aqui a sua definição "as endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-endorfinaa mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro. Ela é composta por 31 aminoácidos. A endorfina é produzida em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar."
E vou te dizer, vicia, porém, na minha opinião é o único vício que vale a pena adquirir. Não só pelo bem estar que esses hormonios proporcionam, mas pelo bem que faz ao nosso corpo e mente, nos torna mais seguras em relação ao nosso corpo, a pele melhora, o humor também, tudo fica muito bom, voce esquece a tal "metade da vida e segue feliz , construindo, se desafiando, conseguindo se movimentar, por isso eu me defino, Estou na MENOS PAUSA e mais movimento.
Estou feliz!


Nenhum comentário: