domingo, 27 de fevereiro de 2011

No meio do caminho tinha um "buraco"...



Tinha um "buraco" no meio do caminho, no meio do caminho tinha um "buraco".
Pois é, eu fui ao longo em Niterói com meu professor e poucas pessoas, hesitei um pouco, afinal, eram 6.30hs da madrugada, fui, preciso mesmo me diciplinar nos treinos pois a próxima meta é difícil.
Fui das barcas a São Francisco, passando pelo MAC (Museu de Artes Contemporâneas), Ilha da Boa Viagem, praias de Icaraí e varios lugares lindos e de vista linda (ehehehe, a vista é do Rio).
São 9k de ida e 9k de volta. Um excelente longo, fica a dica.
Mas voltando ao assunto, de teimosa cocloquei meu tenis velho, meu Lunnar race, leve como uma pluma, mas gasto de guerra sem condições de treinos. Tudo ia bem, mas tinha "um buraco " no meio do caminho e nele eu torci meu pé....ohhhh, sim, foi isso que aconteceu, cai num vazio de vozes, silencio total a não ser meu grito e a garrafa quicando no chão, voltei a ouvir para não me mexer, merda eu gritava MERDA, era minha volta, isso vai passar, não tá acontecendo, que teimosia, aos 50 anos me comportei como uma menina de 5 anos de tanta inconseqüência. Eu continuei a correr...tenis gasto, pé torcido, e sozinha, diminui a velocidade como se adiantasse algo, liberei o povo e continuei, adivinha???? Torci de novo e desta vez foi de doer a alma. Não consegui dar mais um passo. Que boba eu fui. Pé inchado , muita dor, voltei ao Rio para no médico descobri outra inconseqüência: fratura antiga no tornozelo causada por stress, correr além da conta.
Virei adulta, fiz gelo, imobilizei, descansei, estou bem, voltei hoje a correr muito leve e nada senti. Vou voltar aos poucos e com cuidado, " nunca me esquecerei que nomei do caminho tinha uma pedra" é uma pedra mesmo, que era a minha ansiedade, teimosia e auto suficiência, que por muito pouco pode me tirar o que me diverte, me faz saudavel e feliz.
Moral da história: Eu não sei de nada e ainda preciso aprender e não esquecer....

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Quando crescer quero ser igual a voce"

Depois de um dia daqueles...cheguei mais cedo em casa, quase não fui, mas a promessa da endorfina e consequentemente de me sentir alguma coisa melhor do que eu estava, me fez colocar meu tenis e ir para o treino.
Cheguei lá, meu carrasco (hoje ele me parecia assim) mandou eu aquecer 1,5km o que foi difícil, mas foi, aí veio a notícia. Treino progressivo, só que com um pequeno detalhe, era muito forte e forte, 1 de recuperação, nada de andar, só trote.
Eu estava pregada no chão, mas...navegar é preciso. Daquele jeito eu fui, mas um pequeno detalhe mudou tudo: na minha parada estratégica para pegar munha toalha, ouvi de uma mulher de uns 30 anos: "Quando crescer quero ser como voce". Óbvio que ela era grande, mas entendi naquela hora que eu era exemplo prá ela, que eu deixava a preguiça dela envergonhada. Sim, ela me disse isso com todas as letras e eu gostei muito de ouvir isso.
Até porque o meu Projeto 50 anos virou uma espécie de vontade de contaminar as pessoas com minha felicidade de estar ativa, inteira e cheia de gás aos 50 anos e, não vou negar que me orgulho de mim quando pessoas muito mais jovens que eu, me admiraram.
Só sei que esse detalhe mudou meu dia, ele ficou iluminado e me fez de novo, nem sei por quantas vezes , confirmar que fiz uma escolha certa e que uma escolha certa pode ser feita a qualquer tempo na vida.
Correr me faz feliz!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Re Começando os treinos

Poderia ser um post técnico, se eu tivesse alguma técnica para ensinar, mas só tenho entusiasmo, por isso o post fica mais do ladinho do incentivo.
O Projeto 50 anos poderia ter acabado em 2010, se eu não tivesse instituído na minha vida que não teria outra idade. Todos os anos daqui até sempre eu farei 50 anos. Terei um Projeto 50 anos todos os anos, isso com certeza vai me fazer viver.
O que eu queria mesmo era me preparar este ano para a primeira Maratona, mas não será definitivamente em 2011, ela vai ficar no Projeto de 2012.
Voltando a Meia, recomeçar é dificil, a dieta é pior, trabalhar o dia todo, treinar e ainda ter que fazer comida é coisa para mulheres, poderosas, heroínas, e eu sou "dessas" Pois é, por isso a dieta é dificil, mas correr acima do peso é muito pior. Eu tento, já emagreci 3,300kg, isso me faz sorrir na balança. Me sinto mais leve, meu pace fica melhor. Para as ladeiras que me colocam, para o volume que preciso fazer, quanto mais leve melhor.
Essa luta com a balança é injusta, tenho contra mim mesma, a menopausa, a idade e a necessidade de gastar muita energia para cuidar de todos que eu amo, a falta de tempo e principalmente a loucura incontrolável por chocolate, açúcar e afins.
Mas estou na luta, voltei com tudo: musculação, spinning e corrida, tudo com regras e eu bem diciplinada, vou seguir os treinos com todo gás, vai ficar em primeiro lugar, porque da minha satisfação pessoal vai sair o tudo que posso fazer por todos que estão a minha volta.
Foco na Meia e na Ponte, 21km que foram feitos em 2.15hs, vão ser percorridos em um tempo menor. Treino, diciplina e acima de tudo PRAZER!
Foi dado o pontapé inicial para o diário do segundo Projeto 50 anos!